IPVA 2020 MG : Tabela, Consulta, Valor

IPVA 2020 MG – O pagamento do imposto sobre veículos automotores (IPVA), é uma obrigação de toda pessoa que tenha algum tipo de veículo, seja ele moto, carro, ônibus ou qualquer outro tipo de item. Vale lembrar aos proprietários de veículos mineiros que o pagamento do IPVA 2020 MG é obrigatório para a obtenção do licenciamento do veículo.

Para isso, é importante manter uma dinâmica financeira própria e sempre ter a contabilidade bem-feita, já que assim, você conseguirá pagar os seus tributos na data correta e com isso vai economizar um bom dinheiro.

"<yoastmark

IPVA 2020 MG

Para quem mora em Minas Gerais, o IPVA 2020 MG serve para o Governo Estadual investir na melhoria de estradas, pavimentação, em novas placas e outros aspectos relacionados ao trânsito do Estado, por isso, que o seu valor é tão importante para esse órgão. Veja mais em outros estados:

Consulta IPVA 2020 MG

Existe um aspecto de fundamental importância no pagamento do IPVA 2020 Minas Gerais que é a consulta desse valor a ser quitado, já que dessa forma, você já sabe o quanto tem que poupar e com isso fica mais fácil organizar a sua agenda financeira.


Boleto IPVA 2020 MG

Para realizara emissão do boleto, você precisa seguir os passos abaixo:

  • Entrar no site do Detran do Estado de Minas Gerais;
  • Para isso você precisa digitar o seu RENAVAM e também qual o ano do IPVA que deseja consultar, no caso o do 2020.

Apenas com a informação do RENAVAM do seu carro, moto, ou qualquer outro tipo de veículo que você tiver, o próprio site já calcula o quanto de IPVA que você deve pagar e também se há alguma parcela atrasada desse débito a ser paga.


IPVA 2020 MG Valor

Valor IPVA 2020É importante também ressaltar que o valor pago do IPVA varia conforme o ano e a valor do veículo, quanto mais caro for o carro, maior será o seu IPVA. Assim, veículos mais modernos, terão que arcar com um imposto maior, enquanto veículos antigos, pagarão uma taxa menor.

Outro detalhe importante sobre o IPVA 2020 é que veículos que tenham mais de dez anos de fabricação estão isentos do pagamento da taxa, ou seja, não precisam executar essa quitação. O valor do imposto também varia de acordo com a categoria do veículo. Confira abaixo a tabela de alíquotas do IPVA 2020 MG.


Alíquotas IPVA 2020 MG

Alíquota IPVA 2020Confira abaixo a lista de alíquotas do IPVA Minas Gerais.

  • Automóvel, camioneta e motor-casa – 3%;
  • Aeronave e embarcação, caso seja de lazer, de esporte ou de corrida – 3%;
  • Motocicleta, motoneta, triciclo, quadriciclo – 2%;
  • Aeronave e embarcação, exceto de lazer, de esporte ou de corrida – 2%;
  • Caminhão, caminhão-trator, ônibus e micro-ônibus – 1%;
  • Veículos de propriedade de empresas locadoras de veículos, utilizados na atividade de locação para terceiros – 1%;

Desconto IPVA 2020 MG

Lembrando que quem conseguir pagar o IPVA 2020 MG em uma única parcela, ou seja, sem dividir o pagamento em três vezes, vai ganhar um desconto de 3%. Nesses casos, a quitação deve ser feita de 9 a 13 de janeiro, dependendo da placa final que o seu veículo tiver.


Pagamento IPVA 2020 MG

Para quem tem que executar o pagamento do IPVA 2020 Minas Gerais, é necessário primeiro imprimir o boleto a ser pago, o que pode ser feito por meio do site do Detran ou ainda da Secretaria de Fazenda de Minas.

Depois, você necessita ir até uma agência bancária de sua preferência ou ainda acessar o site do seu banco, preencher as informações contidas no seu IPVA e finalizar esse pagamento, para que assim, você não arque com juros nem multa.


Tabela IPVA 2020 MG

Tabela IPVA 2020Para organizar melhor o fluxo de pagamento do IPVA 2020 MG, o governo produz uma tabela com os dias que cada pessoa deve executar essa ação. Essa tabela é criada de acordo com o número final da placa de cada carro, como se fosse um rodízio de pagamento do IPVA.

Calendário de pagamentos IPVA MG 2020
Tabela IPVA MG Cota única/1 Parcela 2 parcela 3 parcela
FINAL PLACA Janeiro Fevereiro Março
1 e 2 14 14 14
3 e 4 15 15 15
5 e 6 16 18 18
7 e 8 17 19 19
9 e 0 18 20 20

Dessa forma, quem possui a placa com final um e dois, fará o pagamento no dia 9, enquanto quem tiver a placa com final três e quatro, terá que arcar com a tarifa no dia 10 e assim sucessivamente, até chegar nos veículos com final nove e zero, que precisarão pagar somente no dia 13 de janeiro.

Calendário IPVA 2020 MG


DPVAT 2020 MG

DPVAT 2020 MG é um dos impostos que devem ser pagos no início do ano por pessoas que possuem um veículo automotor. Esse pagamento deve ser realizado junto com o IPVA logo na primeira parcela.

Não realizar o pagamento do DPVAT Minas Gerais poderá acarretar em uma série de problemas para o motorista, não corra esse risco, mantenha todos os seus documentos em dia e ande tranquilamente pelas rodovias.


Licenciamento 2020 MG

Os proprietários de veículos automotores em Minas Gerais possuem mais uma obrigatoriedade além do IPVA e do Seguro DPVAT, o licenciamento MG. O licenciamento é conhecido também como CLRV (Certificado de Registro Licenciamento do Veículo).

Lembre-se de realizar o pagamento do Licenciamento 2020 MG. Pois o Detran MG tem a responsabilidade de monitoras os veículos, fornecendo assim a garantia que o licenciamento 2020 MG fique em dia nos automóveis de Minas Gerais. Ou seja, se você estiver com o documento vencido irão saber.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votes, average: 4,50 out of 5)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *