IPVA 2020 MT – IPVA Mato Grosso – Valor, Tabela, Pagamento e Consulta

O texto abordará o imposto sobre a propriedade de veículos automotores (IPVA) no estado do Mato Grosso, o cálculo do imposto, o valor para o ano corrente, como obter o boleto para efetuar pagamento, formas de pagamento e a tabela do IPVA 2020 MT. Tudo isso para que você não esqueça a data de pagamento do IPVA 2020 MT e assim receba uma multa pesada ou ainda tenha o veículo apreendido em uma próxima blitz.

IPVA 2020 MT 

IPVA 2020 MT

IPVA 2020 MT

Ressalta-se que o IPVA 2020 é um imposto pago uma vez por ano, cobrado normalmente no mês de janeiro de cada ano-calendário.  Fiquem atentos a alguns pontos importantes de modo a evitar problemas tributários decorrentes de não pagamento do imposto.

Fique ligado também:

Não é algo extremamente detalhado para conhecermos,  entretanto, é necessário ficar atento às datas de vencimento das parcelas,  pois, pelo fato do vencimento ocorrer dentro do próprio mês, de um dia para outro você pode perder o desconto, seja o de 5 ou o de 3%, ou o que é pior, você pode ter que  realizar o pagamento com o valor dos juros e multa.

Consulta IPVA 2020 MT

Para você morador do estado do Mato Grosso que quer saber mais sobre esse tributo, basta acessar o site da prefeitura e seguir os passos abaixo.

Valor do IPVA 2020 MT

O imposto é calculado multiplicando o valor venal do veículo no mercado pelas alíquotas estipuladas pelo estado.  As alíquotas são:

  • 1% para ônibus, micro-ônibus, veículos aéreos e aquáticos, motocicletas, ciclomotores de até 180 cilindradas, e etc.
  • 2% para automóveis de passeio com potência de até 1000 cilindradas cúbicas.
  • 2,5% para as motocicletas, ciclomotores, triciclos, com potência entre 181 e 300 cilindradas.
  • 3% para as mesmas categorias acima com potência entre 300 e 600 cilindradas.
  • 4% para veículos de competição.

Tabela IPVA 2020 MT

O modo de pagamento básico é como está sendo relatado no item a seguir, ou seja, parcela única com desconto de 5%, parcela única com desconto de 3%, cota única sem desconto, pagamento integral com acréscimos de juros e multa ou a parcela em até três vezes.

Calendário de pagamento IPVA 2020 MT
Final da placa Cota única com 5% de desconto Cota única com 3% de desconto Cota única sem desconto ou parcelado*
1 10/jan 21/jan 31/jan
2 e 3 11/fev 20/fev 28/fev
4 e 5 11/mar 20/mar 29/mar
6 e 7 10/abr 22/abr 30/abr
8 e 9 10/mai 20/mai 31/mai
0 10/jun 21/jun 28/jun

Pagamento IPVA 2020 MT

O pagamento pode ser feito em uma única parcela com desconto de 5%, com desconto de 3% ou em até três parcelas e é possível pagar também o valor integral em única parcela. Porém, assumindo multa e juros.  Diferente do que acontece em outros estados. Exceto em relação às segundas e terceiras parcelas, as demais parcelas são pagas no mesmo mês de vencimento correspondente à placa do veículo.

Leia mais sobre o pagamento do IPVA:

Por exemplo:  veículos com placa um tem o vencimento correspondente ao mês de janeiro. Isso significa que: a parcela única com desconto, sem desconto, o pagamento com multa e juros e a primeira parcela das três possíveis terão vencimento no mês um.

Além disso, enquanto em alguns estados, há gente começando a pagar o IPVA em outubro, no Mato Grosso, o início do pagamento do IPVA dos últimos contribuintes (placa final zero) é em junho, terminando, o pagamento, por sua vez, em outubro. Além disso, é possível o pagamento do boleto nos principais bancos, como:

  • Bradesco;
  • Banco do Brasil;
  • Itaú;
  • Caixa Econômica.
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (5 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Leave a Reply